Manus Vinhas e Vinhos
São vinhos autênticos e expressivos, elaborados a partir da melhor matéria prima de vinhedos cultivados em uma das mais promissoras regiões vitícolas do Brasil:
Encruzilhada do Sul, localizada na Serra do Sudeste, Rio Grande do Sul.
Um trabalho que nasce e se solidifica no vinhedo, uma profunda dialética entre vinhedo e vinhateiro em que a criatividade do homem transcende em uma íntima e respeitosa relação com a natureza.
O nome Manus vem do latim mãos. Trata-se de uma visão humanística que valoriza o homem, sua relação com a natureza e o território em que vive – o homem é o protagonista responsável por traduzir e transformar o que a natureza oferece.
Técnica
As técnicas de vinificação e decisões tem por base uma sinergia entre a parcela do solo e a expressão natural de cada planta, com o mínimo de interferência – autenticidade e a melhor expressão do terroir.
O equilíbrio e o zelo em cada etapa são vitais e alicerce. Toda uva vem de vinhedos próprios em que se aplica a viticultura de precisão, ou seja, cada metro quadrado do vinhedo é monitorado de forma individual e constante, e o desenvolvimento da planta acompanhado. A filosofia Manus é de mínima ou sutil interferência, os vinhos são sem aditivos, não filtrados, as clarificações a frio e com a mínima quantidade de sulfitos. Os vinhos são verdadeira expressão do que a natureza oferece a cada safra.
Teroldego, 2020
Casta italiana do Trentino. Uma das teses sobre a origem do nome remetem Teroler Gold, ouro do Tirol, assim como era chamado na corte de Viena.
Manus são os pioneiros no Brasil na implantação da casta Teroldego (importadas as mudas diretamente da Itália).
A Teroldego se adaptou-se perfeitamente ao Terroir do Brasil, especialmente na Serra do Sudeste.
Na taça mostra-se um vinho intenso e encorpado de extrema complexidade. Sua coloração rubi-violácea destaca aromas de frutas negras como ameixa, especiarias, baunilha, notas de chocolate e café. Taninos maduros com um bom corpo e longa persistência.
Vinhedos são próprios, em solos bem drenados, com baixos teores de matéria orgânica, derivados de rochas graníticas, com textura franco arenosa e manchas calcárias. Vinho elaborado da Parcela 5.2. Videiras com mais de 20 anos conduzidas no sistema espaldeira.
Colheita totalmente manual, nas primeiras horas da manhã do dia 25 de fevereiro de 2020.
Maceração a frio com fermentação lenta em tanques de aço inox, e após a estabilização, trasfega para barricas. 12 meses de maturação em barricas de carvalho francês.
Carca de 1070 garrafas produzidas.
FICHA TÉCNICA
- PRODUTOR:Manus Vinhas e Vinhos
- Potencial de Guarda:5 anos
- Nariz:Aromas de frutas negras como ameixa, especiarias, baunilha, notas de chocolate e café
- SAFRA:2020
- VOLUME:750ml
- Boca:Vinho intenso e encorpado de extrema complexidade. Taninos maduros com um bom corpo e longa persistência
- PONTUAÇÃO:Wines of Brazil Awards
- UVA:100% Teroldego
- ÁLCOOL:13,1%
- HARMONIZAÇÃO:Carnes vermelhas, queijos de média maturação, molhos leves, massas, risotos
- PAÍS:Brasil
- ESTILO:Tinto
- TEMPERATURA DE SERVIÇO:15/17°C
- Região:Encruzilhada do Sul
- Amadurecimento:Parcela 5.2. Colheita manual. Fermentação em tanques de inox. 12 meses de maturação em barricas de carvalho francês
- ASPECTO:Coloração rubi-violácea
- Anônimo
Deixe seu comentário e sua avaliação