Manus Vinhas e Vinhos
São vinhos autênticos e expressivos, elaborados a partir da melhor matéria prima de vinhedos cultivados em uma das mais promissoras regiões vitícolas do Brasil:
Encruzilhada do Sul, localizada na Serra do Sudeste, Rio Grande do Sul.
Um trabalho que nasce e se solidifica no vinhedo, uma profunda dialética entre vinhedo e vinhateiro em que a criatividade do homem transcende em uma íntima e respeitosa relação com a natureza.
O nome Manus vem do latim mãos. Trata-se de uma visão humanística que valoriza o homem, sua relação com a natureza e o território em que vive – o homem é o protagonista responsável por traduzir e transformar o que a natureza oferece.
Técnica
As técnicas de vinificação e decisões tem por base uma sinergia entre a parcela do solo e a expressão natural de cada planta, com o mínimo de interferência – autenticidade e a melhor expressão do terroir.
O equilíbrio e o zelo em cada etapa são vitais e alicerce. Toda uva vem de vinhedos próprios em que se aplica a viticultura de precisão, ou seja, cada metro quadrado do vinhedo é monitorado de forma individual e constante, e o desenvolvimento da planta acompanhado. A filosofia Manus é de mínima ou sutil interferência, os vinhos são sem aditivos, não filtrados, as clarificações a frio e com a mínima quantidade de sulfitos. Os vinhos são verdadeira expressão do que a natureza oferece a cada safra.
Nature Sur Lie, 2020
A escolha das parcelas de Chardonnay mais representativas das fileiras mais altas da colina, associada a melhor relação maturação fenóIica e acidez foram cruciais para a criação desse espumante. Elaborado para a linha clássica Manus Blanc de Blanc, foram selecionadas apenas 400 garrafas para se apresentar em sua forma mais original.
Vinhedos são próprios, em solos bem drenados, com baixos teores de matéria orgânica, derivados de rochas graníticas, com textura franco arenosa e manchas calcárias.
Vinho elaborado da Parcela 7.1 com videiras de 10 anos conduzidas no sistema espaldeira. Colheita totalmente manual, nas primeiras horas da manhã do dia 27 de janeiro de 2020.
Vinho base elaborado apenas com o mosto flor, com fermentação lenta em tanques de aço inox com controle de temperatura. Após, pelo método tradicional, adicionou- se leveduras selecionadas para posterior refermentação na garrafa. É um espumante em sua forma mais autêntica, sem degergement e, consequentemente, sem licor de expedição.
Engarrafado no dia 09 de setembro de 2020 e desde então permanece em contato com as leveduras. A técnica Sur Lie permite que durante o período no qual a garrafa permanece fechada, o vinho esteja em constante evolução com a autóIise das leveduras que ali permanecem.
Cerca de 400 garrafas produzidas.