Fattoria di Petrognano
A Fattoria di Petrognano detém cerca de 25 hectares de vinhedos especializados, na Toscana. A tradição de vinificar e engarrafar em seus próprios vinhedos, e o cuidado e a paixão que são dedicados aos vinhos, já atingiram a quarta geração.
A adega conta com os mais modernos equipamentos e técnicas, que permitem que todas as fases de vinificação, armazenamento e envelhecimento se realizem da forma mais racional. Regime orgânico.
ORCI Sangiovese de 2020
São vinificados em ânforas naturais de terracota, com maceração pelicular durante três meses, e por tradição, com uvas autóctones. Representa um regresso ao passado, um com sabor vigoroso, encorpado e complexo, com um forte vínculo com Montelupo Fiorentino, sede da Fattoria di Petrognano e cidade da cerâmica, onde os pequenos recipientes de terracota chamavam-se ORCI.
A produção é limitada: 1.333 garrafas na safra. Vinhas orgânicas.
MEME Riserva de 2019
Uvas orgânicas e geridas com os princípios da viticultura de precisão, provenientes de diferentes parcelas cultivadas em vinhas próprias. Os rendimentos de produção são inferiores aos previstos no DOCG e as vinhas têm cerca de 50 anos.
A vinificação ocorre em recipientes de aço inoxidável, com macerações de cerca de 12-15 dias, dependendo da parcela de solo. O envelhecimento ocorre em barris de madeira e cimento. A escolha do recipiente está ligada à intenção de preservar a expressão varietal e refinar os taninos. O vinho faz a sua estabilidade natural em garrafa, onde permanece pelo menos 10 meses antes de ser levado a mercado.
É um vinho de identidade territorial, harmonioso e duradouro.
MEME Superiore de 2020
Neste vinho a Fattoria di Petrognano amadurece o compromisso de refletir o termo "superior" na taça. É um Sangiovese puro, com uma forte identidade territorial, feito com uvas provenientes de diferentes parcelas cultivadas em vinhas próprias, e solos de mistura argilosa.
Passa por criterioso controle de cada microclima das vinhas, e de definição de técnicas de gestão mais adequadas para cada área. Os rendimentos de produção são inferiores aos previstos no DOCG.
Vinificação em recipientes de inox, e maceração de cerca de 7 a 10 dias, dependendo da parcela de solo. A escolha do recipiente está ligada à intenção de preservar a intensidade e a clareza da impressão varietal.
- Anônimo
Deixe seu comentário e sua avaliação